sábado, 9 de junho de 2012

Receita culinária: frango com catupiry da minha mãe Izete adaptada por mim.


. BOM DIA MEUS AMORES! Dia frio aqui em Assis/SP (lembrei da música: um dia frio, um bom lugar pra ler um livro...) hehehe ao invés do livro resolvi escrever a receita do meu franguinho que fez sucesso nos comentários na postagem do encontro de luluzinhas (aqui). É uma receita da minha mãe Izete, faz sucesso na família há anos e eu passei a fazer acrescentando uma coisa aqui, outra ali e hoje também sempre que me coloco a disposição para cozinhar a pedida é sempre essa hehehe.

. OBSERVAÇÃO necessária... não tem uma receita exata, vai muito do “olhômetro”, sua receita irá melhorar conforme você for colocando em prática porque comida cremosa sempre precisa de um pouquinho mais disso ou daquilo para ficar na textura desejada e eu gosto de servir esse prato assim que sai do fogo, no dia do encontro por exemplo estava muuuuuito frio, fiz o frango em casa, reservei uma caixinha de creme de leite para levar até a casa da minha amiga e levei na própria panela, quando cheguei até lá a cremosidade já não estava tão cremosa, voltei a panela ao fogão, acrescentei o creme de leite e mexi bastante e tive que acrescentar ainda um pouco de leite para o “creme” da receita aparecer, portanto, façam a receita umas duas ou três vezes observando e adaptando à sua maneira. Vou colocar a receita original e entre parênteses algumas das minhas adaptações.

. FRANGO COM CATUPIRY À MODA DA LEILA DO BLOG VITRINE @UGUST@, RISOS.

. INGREDIENTES:

. 1 kg de peito de frango em cubinhos.
. Uma bisnaga de 500gr de catupiry (Eu prefiro o sabor do frango feito com dois copos de requeijão cremoso da marca crioulo, cada um tem 250gr, foi o que usei no dia do encontrinho de luluzinhas, em minha opinião o melhor requeijão existente à venda nos mercados, a textura fica melhor e o sabor inigualável, realmente gosto muito mais do que o catupiry propriamente dito).
. Dois pacotinhos de queijo ralado parmesão de sua preferência.
. Um pouquinho de nós moscada, pode ser a ponta do cabo de uma colher de café.
. Uma caixinha de creme de leite 200gr, mas use realmente caixinha porque o de lata é mais grosso e no caso deste frango quanto mais molinho o creme mais gostoso fica.
. Leite integral ou desidratado na mesma medida da caixa de creme de leite.
. Sal a gosto, se você gosta de usar temperinho pronto inclua somente depois que tiver adicionado todos os ingredientes porque o requeijão/catupiry e queijo ralado já têm sal que contribuem para o tempero.
. Eu incluí na receita original de mamys temperinhos desidratados, ou seja, gosto de colocar chimi chumi ou salsinha desidratada ou manjericão, qualquer um deles dá um sabor a mais na receita, no dia do encontro o verdinho da imagem é salsa desidratada, vende no local de temperos no mercado, eu mudo conforme a disponibilidade desses temperinhos em casa.

. MODO DE PREPARO:

. Refogue o frango com um pouco de óleo e cebola desidratada, refogue muuuuuito até o frango ficar bem dourado e o fundo da panela amarelar.
. Coloque a caixinha de creme de leite e mexa até o amarelo do frango que estava no fundo da panela começar a se soltar e fixar no creme de leite.
. Inclua o catupiry ou requeijão, a salsa ou outro tempero desidratado, a nós moscada e mexa para ficar bem uniforme.
. Adicione um pacote de queijo ralado e mexa para que incorpore na receita, depois de incorporado experimente para saber se o sal está bom ou se será necessário incluir um pouco de sal ou tempero pronto a seu gosto.
. Ao final de tudo isso veja se a cremosidade está do seu gosto, se estiver grosso e desejar que fique mais cremoso adicione o leite reservado na proporção da caixinha de creme de leite, isso irá do olho e gosto de cada um.
. Na receita original o pacotinho extra de queijo ralado é usado para ser salpicado depois do frango já estar na travessa definitiva e levado ao forno para gratinar, eu quase nunca gratino porque direto da panela já é ótimo!

. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
. Até a próxima receita! Faço um frango com quiabo e arroz muito bom também, hehehe.

10 comentários:

  1. Obrigadaaa!!!!
    A família agradece. Farei o frango da amiga (será o nome em minha casa)... rsrsrs
    Tenho certeza que lamberemos os beiços (rsrsr)
    Bjnhos e um findi quentinho para vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de acrescentar que hoje farei o bolo de limão da Ana Maria que vc nos apresentou tb...rsrsr
    Se eu engordar a culpa é sua!!!! (como eu sou cínica)... rsrssr

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu, como membro da familia(depois de 5 anos ja posso me considerar ne!!kkkk) confesso que AMOOOOOOO esse franguinho da sogra!!!!! Ainda nao experimentei o da cunhada(Dinha, como nos chamamos!!), mas tenho certeza que fica delicioso!!!!!!! Aqui em casa esse ranguinho tambem faz sucesso, o Rodrigo ama tambem, e olha que ele não é muito chegado a comidas cremosas...Na casa dos meus pais esse prato tambem é muito apreciado!! como podem ver, essa receita vai longe, e agrada a todos!!!!

    Ah, cobrem da Le para que ela coloque a receita do arroz doce dela, imaginem um "trem bão"!!!!!ja viram que sou fã das comidinhas da Dinha ne!!!!!
    Beijosssssssssssssssss
    To com saudades de você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fabiane Fróes(Bibi)

    ResponderExcluir
  5. Uma delícia de receita ! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Brigadim amada, ce que acha fazer para o dia dos namorados ?!...um jantarzinho a dois heim heim ..rs

    Quero a receita do arroz doce tbm ...eu faço uma canjicada maravilhosa se quiser passo a receita , pra esses dias frio é muito bom.

    Final de semana abençoado e iluminado!

    *.* Paty

    ResponderExcluir
  7. AFF!!!EU HAVIA FEITO BATATA RECHEADA DE FRANGO CATUPIRI NO SÁBADO,E PRA SER SINCERA NÃO FICOU NADA LEGAL.(NINGUEM FALOU NADA,PIOR EU PERCEBI KKK),AGORA COM ESSE FRANGUINHO DA LEILA VOU ME REDIMIR.HOJE NO ALMOÇO VOU FAZER PARA NÓS COM O FRANGO QUE SOBROU DE SÁBADO QUE NÃO FOI POUCO(LEGAL!!)AÍ SÁBADO FAÇO O FRANGO COM O SEU RECHEIO.GARANTO QUE VOU ME REDIMIR!!!!BJINS DEPOIS CONTO RESULTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . risos, espero que consiga se redimir, depois me conta. bj. fique com DEUS.

      Excluir
  8. Leila, super fácil mesmo!! Vou fazer algum dia e depois te conto como eu me saí rsrs

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Adorei Leila, muito fácil, obrigada por compartilhar a receita da sua mãe, vou experimentar e depois te conto ok? Bjos!!

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: